Marketing Verde: Diferença de preços entre orgânicos e tradicionais chega a quase 800%

De acordo com uma dissertação de mestrado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os alimentos orgânicos são vendidos, em média, por um preço 200% maior que o dos alimentos industrializados, o estudo aponta o “marketing verde” como principal responsável pela diferença no valor cobrado.
“Uma coisa que era para sensibilizar e despertar o interesse das pessoas foi apropriada apenas como discurso pelas grandes empresas”, afirma o responsável pela pesquisa, Edimar Paulo Santos, de 33 anos.
A análise, feita durante dois anos em dez supermercados do Polo Bandeirantes – circuito de comercialização entre São Paulo e Campinas-, apontou diferenças de preços que chegaram a quase 800%. “Encontramos casos em que 500 gramas de milho verde orgânico eram comercializadas por R$ 5,29, enquanto a mesma quantidade do legume convencional custava R$ 0,62”, explica. Além do milho, batata, cenoura e tomate também foram pesquisadas. O estudo aplicou o comparativo entre dez produtos, orgânicos e industrializados com a mesma medida, em cada um dos estabelecimentos.
Além de mais caro para quem consome, a venda de orgânicos ficaria também mais cara para quem produz, já que, segundo o pesquisador, apenas os grandes produtores conseguem espaço para comercializar nos supermercados. “Os produtores falam que é muito difícil trabalhar em supermercado, porque geralmente ainda tem outra empresa que faz a mediação dos produtos”, conta.
Segundo o pesquisador, a opção pelas feiras livres democratiza os produtos orgânicos através de um comércio justo. O cliente negocia diretamente com o produtor, sem nenhuma terceirização, e ambos recebem o valor adequado com a venda.
Fonte: G1
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