Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Mercado de orgânicos deve crescer 35%

11 de novembro de 2014

Os dados são do projeto Organics Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O potencial de crescimento tem incentivado pequenos empreendedores e grandes redes a adotar uma política de vendas específica para os produtos orgânicos.

 organomix

Um dos negócios que avança com essa demanda é o Organomix, supermercado on-line de produtos naturais e orgânicos. Após dois anos de operação no Rio, com um crescimento de 160%, o empreendimento estreou em São Paulo em julho deste ano, com a meta de que 75% da receita passa a vir da cidade. “Para viabilizar a ida a São Paulo montamos uma central de distribuição na capital e parcerias com produtores locais”, diz Leandro Dupin, diretor de marketing.

 fotositiodomoinho

Com uma pequena loja no Leblon, o Sítio do Moinho é um dos pioneiros na alimentação orgânica e saudável no Rio. A empresa existe há vinte anos e está prestes a abrir uma segunda unidade na Barra da Tijuca até o fim do ano, que será uma mistura de mercado e restaurante. Hoje 70% do movimento está concentrado na entrega em domicílio seja por compras por telefone ou internet

Empório da Papinha-Campinas 979

A expansão do mercado de orgânicos abriu espaço até para negócios mais segmentados, como o Empório da Papinha, voltado para a alimentação infantil. Criada em São Paulo há cinco anos, a marca está hoje em 40 pontos de venda em 12 Estados, entre hortifrutis, lojas de produtos naturais, unidades próprias ou licenciadas.

pao-acucar-supermercado-sao-paulo-

Grandes varejistas também apostam nos orgânicos, abrindo espaços específicos para vendê-lo em suas lojas e desenvolvendo linhas próprias de produtos. No Pão de Açúcar, o crescimento do segmento é de 30% ao ano. “Atualmente todas as lojas têm sortimentos da categoria. Há 650 produtos orgânicos cadastrados, sendo que na linha Taeq (marca própria do grupo), aproximadamente 260 itens são orgânicos”, informa Sandra Saboia, gerente comercial.

Fonte: Cenário MT

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.