Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Mercado mundial de produtos orgânicos se recupera da recessão económica

13 de dezembro de 2010


O relatório Global Organic Food & Drink do Organic Monitor conclui que, em 2009, as vendas globais de alimentos orgânicos incrementaram somente 4,7%. O mercado europeu foi o mais afetado pela crise financeira, e grandes varejistas reduzieram as compras de produtos orgânicos como resultado da diminuição da demanda dos consumidores. No Reino Unido o mercado dos produtos orgânicos contraiu em 2009, enquanto o mercado alemão estagnou. Em contraste, o mercado em alguns países – incluindo Portugal e França – mostrou resiliência, relatando taxas de crescimento superiores a 15%.

O mercado norteamericano de alimentos e bebidas orgânicos continua saudável. Superou o mercado europeu em 2010, para se tornar o maior do mundo. Embora nos EUA existe um incremento de produtores orgânicos, o fornecimento de alimentos orgânicos continua aquém da demanda e os produtos são importados de diversas partes do mundo.

América Latina tornou-se um importante fornecedor de frutas, legumes, carnes, sementes, nozes e ingredientes orgânicos. O mercado de orgânicos em outras regiões também está mostrando um crescimento saudável, especialmente na Ásia e América Latina. Existe uma crescente conscientização dos consumidores e o incremento da distribuição são os principais motores do crescimento do mercado.

Os alimentos orgânicos estão se tornando amplamente disponíveis nas prateleiras dos grandes varejistas que também vem lançando marcas próprias. Com a esperada inflação nos alimentos, estão previstos incrementos nos preços dos produtos orgânicos. Anticipando esse efeto as principais empresas de alimentos orgânicos negociam o fornecimento de ingredientes orgânicos, e algumas investem em projectos de comércio justo em países em desenvolvimento.

O relatório considera que o diferencial de preço, entre os alimentos orgânicos e convencionais continua sendo um importante obstáculo para uma adopção mais generalizada. Os preços elevados dos produtos orgânicos restringem a demanda aos consumidores mais abastados. Um grande desafio é superar a percepção de que os produtos orgânicos são mais caros.

A agricultura orgânica é praticada em 35 milhões de hectares em 154 países. Organic Monitor estima que incrementarão as hectáreas produzindo produtos orgânicos sobretudo nos países em desenvolvimento. A demanda, por enquanto, deverá manter-se concentrada nos países ricos. Embora a participação nas vendas da Ásia, Australásia e América Latina está crescendo, o volume de receita continuará em Europa e América do Norte.

Outro entrave ao comércio mundial de produtos orgânicos.são a proliferação dos padrões orgânicos e a falta de harmonização. Conseqüentemente, os produtores devem adoptar diversos padrões para marcar uma presença internacional.

Organic Monitor também vê crescente convergência entre os orgânicos e outros selos de produtos éticos e comércio justo. A crescente procura dos consumidores por esse tipo de produtos está levando as empresas de alimentos para considerar a adopção desse selos. As certificadoras estão integrando os valores da sustentabilidade a seus padrões orgânicos. Commodities como café, chá, cacau e açúcar estão sendo certificadas como orgânicas e de comércio justo.

fonte: Organic Monitor

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.