Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Michael Pollan : “Coma comida, não muita, principalmente vegetais”

30 de julho de 2014

esse

Em suas publicações é discutido o quanto determinadas industrias de alimentos nos torna limitados quando o assunto é alimentação saudável. Segundo ele, cozinhar a própria comida é um ato político e muito importante, pois atualmente abrimos mão do nosso poder ao deixar que as grandes corporações cozinhem por nós. Não sabemos como e nem por quem o alimento é produzido, caso soubéssemos, certamente desaprovaríamos grande parte do que ingerimos.

Esse discurso sobre como é necessário pensar em um sistema alimentar alternativo pertence ao jornalista, escritor e professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Michael Pollan, que é considerado o “guru da vida saudável” pelos seus mais de 15 anos escrevendo reportagens e livros sobre exageros na indústria de alimentos.

O jornalista conta que grande parte de seu interesse por comida orgânica de qualidade surgiu a partir da necessidade de alimentar de uma maneira saudável o filho, quando ainda criança. Após conhecer uma chef defensora de orgânicos sua vida mudou completamente, diz ele. “Preparar os próprios alimentos me  ajudou a desmistificar a comida”.

 Michael defende a tese de que políticas de agricultura são como as regras de um jogo que todos somos obrigados a jogar. Se as regras são pensadas de uma determinada forma, a comida de qualidade e saudável pode ser mais cara que a processada. “A  economia da comida orgânica no início cresceu sem nenhum apoio de grandes empresas ou do governo. Nasceu de uma troca entre indivíduos organizados e produtores querendo algo diferente. Vimos a ascensão das feiras de rua e tudo isso foi movido pelos consumidores comuns, mas também temos que ter mudanças no nível político. Há muitas pessoas que não têm como fazer essas escolhas, “votar com seus garfos”: elas são pobres. É neste ponto que devemos ir além do “voto com o garfo” e começar a falar do voto político mesmo.”

Dentre seus livros estão alguns títulos como “O Dilema do Onívoro”, “Em Defesa da Comida” e “Cozinhar: Uma História Natural da Transformação”, este último será lançado oficialmente no Brasil na Flip 2014, em Paraty (RJ). Neste livro Pollan retrata suas experiências na cozinha, agrupadas em quatro grandes técnicas, relacionadas aos quatro elementos básicos naturais: o churrasco (fogo), o caldo-base (água), panificação (ar) e fermentação (terra)  – além disso o escritor ensina receitas, esmiúça a técnica, e vai costurando relatos de suas próprias aventuras na cozinha com história, antropologia, gastronomia, ciência, histórias de vida .

Fonte:  Folha de São Paulo/O Estadão

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.