Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

O veganismo e a agricultura orgânica

17 de setembro de 2014

 O veganismo é uma filosofia de vida motivada por uma ética com base no Direito dos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos e boicota produtos e práticas consideradas abusivas.  Os veganos não consomem produtos de origem animal, nem usam produtos testados em animais ou que incluam ingredientes ou processos considerados nocivos..

  O príncipe Felix de Lowenstein, agricultor orgânico e presidente da BOWL (Federação da Indústria de Alimentos Orgânicos na Alemanha) foi entrevistado pela Biofach sobre a tendência e visão desse setor e a correlação da agricultura orgânica e o veganismo. Veja um resumo da entrevista:

▶ Qual é a opinião da indústria sobre a crescente tendência de uma dieta vegana?

Príncipe Felix de Löwenstein: A maneira de vida vegana está ajudando a reduzir o consumo de produtos alimentares de origem animal e incentivar as pessoas a olhar para a forma como os animais são mantidos. A agricultura orgânica vegana pode ser uma opção viável para uma ou duas fazendas, mas não para a agricultura como um todo. Agricultura vegana orgânica torna difícil o fornecimento de plantas com nutrientes – especialmente com solos leves e mesmo que plantas de coleta de nitrogênio sejam cultivadas. A combinação da pecuária além de cultivo oferece as melhores opções.

▶ Agricultura orgânica vegana pode funcionar? A criação de gado ou o uso de estercos não fazem automaticamente parte da agricultura ecológica?

Príncipe Felix de Löwenstein: Exatamente. E isso não afeta apenas as fazendas orgânicas. Afinal, quase 30% ou 4,6 milhões de hectares de terras agrícolas da Alemanha e 70% do espaço agrícola mundial são pastagens. Nessas áreas, as pessoas só podem produzir alimentos se manter o gado. Sem o uso de pastagens, é impossível garantir um abastecimento alimentar global.

▶ Por quê o veganismo é particularmente criticado se uma redução no consumo de produtos de origem animal representa um passo em frente na garantia de uma oferta global de alimentos e uma melhor proteção climática, que fazem parte das preocupações no setor orgânico?

Príncipe Felix de Löwenstein: Não é o veganismo em si, que é considerado crítico. Em última análise, faz sentido, se olharmos para o clima, a saúde individual e da competição entre a calha e o prato, para consumir menos carne, leite e ovos. O consumo de alimentos de origem animal é muito alto na Alemanha e em outros países ocidentais, se considerarmos o número de recursos a produção de alimentos de origem animal consome. O que é visto de forma crítica é a reivindicação que está sendo feita de que o veganismo é o único conceito possível. Isso porque os animais têm um papel importante a desempenhar na agricultura orgânica.

▶ Se deve consumir carne, então deve ser carne orgânica. Na sua opinião que vem acontecendo nos últimos anos na sociedade quando se trata de consumo de carne? As pessoas se tornam em geral mais conscientes?

Príncipe Felix de Löwenstein: questões nutricionais têm alcançado a percepção do público nos últimos anos. Este é um desenvolvimento bem-vindo, especialmente porque não estamos falando apenas de aspectos culinários ou dietéticos aqui, mas também sobre a forma como os alimentos são produzidos, processados ​​ou tratados. Estamos vendo o surgimento de uma massa crítica de clientes que podem forçar a indústria de alimentos e os políticos a repensar. Isso porque o conceito de um sistema de criação de gado que consome muitos recursos, danos ao clima e desconsidera o bem-estar dos animais ou destrói a diversidade de espécies está se tornando cada vez mais inaceitável. Isso também pode ser visto em nossas prateleiras dos supermercados. O crescente interesse em bem-estar animal beneficia os criadores de gado ecológicos – os animais têm muito espaço para se movimentar. São alimentados com ração orgânica e permitem aos produtores  trabalharem de forma aberta e não fechada atrás de portões.

▶ Estatisticamente a tendência tem se refletido nos valores da carne e dos produtos lácteos orgânicos?

Príncipe Felix de Löwenstein: O mercado para produtos orgânicos ainda é um mercado orientado para a procura. Isso também afeta as vendas de produtos de origem animal. No setor animal, em 2013, os ovos de mesa representaram a maior participação no mercado total, em pouco mais de 7%. As vendas de produtos lácteos também aumentaram. Com a exceção de cordeiro e carne bovina, a quota de mercado de carne orgânica, no entanto, manteve-se muito baixo.

▶ Vegan ou orgânico – ou, idealmente, os dois? No seu ponto de vista pessoal, como podem produção orgânica e veganismo realmente se tornarem o casal perfeito?

Príncipe Felix de Löwenstein: As pessoas podem decidir por si próprias se a agricultura orgânica e o veganismo são um casal perfeito. Em qualquer caso, quando decidem comprar algo, devem assumir a responsabilidade. Isto é válido para o consumo de produtos alimentares de origem animal, tanto quanto ao comprar produtos regionais e sazonais, ao consumir a comida e não desperdiçá-la.

  

Veja a entrevista completa: http://goo.gl/Mm9GeS

Fonte: BioFach

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.