Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Oportunidades para os agricultores familiares orgânicos na Copa 2014

2 de fevereiro de 2011

O tema do painel de abertura do Seminário será Oportunidades para o Mundo Sustentável na Copa 2014, quando o Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnoldo Campos, destacará as oportunidades de parceria com o setor privado, particularmente com o projeto Talentos Brasil Rural.

Sociobiodiversidade: um conceito do Brasil, fará parte deste Seminário em Nuremberg e Julio Pinho, Gerente de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente apresentará o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) que tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, na construção de mercados sustentáveis. Parcerias com atores internacionais comprometidos com sustentabilidade serão bem-vindas.

Será apresentada a recém criada ABRABIO, Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista e seu presidente, Iran Trentim, falará sobre os planos da nova associação para os próximos anos. A Abrabio congrega hoje 12 mil famílias do meio rural de 18 estados brasileiros, com um faturamento anual de, aproximadamente, R$ 25 milhões.

Rogério Ern, da Secretaria da Agricultura Familiar , também estará neste Seminário em Nuremberg, apresentando o Marco Legal, Políticas Públicas, Desafios e Oportunidades.

Maria Beatriz Martins Costa, diretora executiva do Planeta Orgânico, falará sobre o valor agregado da agricultura familiar do Brasil, ressaltando o crescente interesse do consumidor em conhecer a origem dos produtos.

Finalmente, falando em nome dos expositores presentes na BioFach 2011, participarão Jedielson de Jesus Oliveira, Representante da Copoam – Pará, e Terezinha Maria de Oliveira Medeiros, Representante da Coopercaju – Rio Grande do Norte.

O MDA levará para Nuremberg cooperativas aptas para exportação que trabalham com produtos como cacau, café, castanha de caju, mel, umbu, cachaça, açúcar e guaraná.

Este Seminário conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim que será representada por seu Chefe do Setor de Promoção Comercial, Leonardo Cleaver de Athayde.

Veja o:Programa Seminário, em inglês
fonte: Planeta Orgânico

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.