Orgânico é um setor chave para o desenvolvimento na Europa
A União Européia deve apoiar o desenvolvimento do setor orgânico para conseguir um sistema de agricultura sustentável que beneficie as pessoas e o planeta. “Nosso objetivo é criar um modelo sustentável de agricultura baseado na distinção, competitividade e inovação. Neste contexto, a agricultura orgânica é um setor estratégico para a Itália e para toda a Europa.” Esta foi a mensagem de Maurizio Martina, ministro italiano da Agricultura no 8º Congresso Orgânico Europeu que ocorreu em Bari, na Itália, de 10 a 12 de setembro de 2014. Outra data decisiva para toda a indústria alimentar e os desafios do futuro será Expo Milano 2015.
Paolo de Castro, membro da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, afirma que o setor orgânico continuou a se desenvolver de forma dinâmica em toda a Europa. No entanto, o Parlamento está consciente de que há preocupações sobre a proposta da Comissão de um novo Regulamento Orgânico. Portanto, ele garante uma participação ativa do setor em cada etapa do processo, a fim de assegurar uma regulamentação que equilibre princípios e viabilidade, e garanta o crescimento contínuo da agricultura orgânica.
Empresários do setor orgânico estiveram reunidos em Bari para encontrar políticos, tomadores de decisão da Presidência italiana, da União Européia, do Parlamento e a Comissão Europeia. Na ocasião discutiram as oportunidades e desafios para a produção de alimentos orgânicos e a agricultura na UE. O foco dessa discussão foram os novos programas de desenvolvimento rural, a Parceria Europeia de Inovação para a Agricultura e a revisão do Regulamento Orgânico. O 8º Congresso Orgânico Europeu foi organizado pela IFOAM EU, o CIHEAM-IAMB, o Ministério da Agricultura italiano e a Presidência italiana da União Européia.
Fonte: Organic-Market Info