Orgânicos avançam no Brasil

“O setor cresce de forma estruturada. Ter produtos processados no mercado é uma consequência da estabilidade da produção primária. O investimento para a industrialização é grande e é preciso ter segurança na matéria-prima e no mercado”, afirmou o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, em recente entrevista para o jornal O Estado de São Paulo.
Um ponto em comum entre os empresários que se destacam com seus produtos orgânicos e o investimento não só na parte comercial, mas na preocupação com o meio ambiente. Um desses empresários é o francês David Ralitera, proprietário da Santa Adelaide Orgânicos que deixou o mundo corporativo pelo cultivo e entrega de 80 tipos de orgânicos. Outro Leandro Farkuh que resolveu reativar o negócio de barras de cereais da família para investir nos orgânicos. Algumas dicas:
Paixão: O setor exige dedicação e pesquisa e não só inversão pelo lado comercial.
Planejamento: Estudar o mercado, estruturar a empresa e conhecer o consumidor. Não necessariamente o que o empreendedor gosta não o consumidor quer.
Variedade: De alimentos, bebidas, cosméticos, entrega de cestas orgânicas, até têxteis.
Benefícios: Não é só a questão de produtos sem agrotóxicos, mas o lado social e ambiental.
Qualidade: O orgânico tem um diferencial na questão do conceito, mas apenas a origem do produto não garante sua qualidade.
Veja a matéria completa publicada no Estado de São Paulo:
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