Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Orgânicos e a apicultura

9 de março de 2012

Consultoria qualifica apicultores para produção de pólen

Teresina – A integração entre os segmentos da apicultura e da fruticultura em Parnaíba (PI) deverá render bons resultados para os produtores. Por meio de consultoria, realizada pelo Sebrae no Piauí, os apicultores Associação Apícola Solo Litorânea (Apisol) aprenderão sobre o manejo correto para a multiplicação dos enxames no Distrito Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos (Ditalpi), local onde são produzidas frutas orgânicas.

“O objetivo é aumentar a polinização das flores dos coqueiros. Com isso, melhorará a produtividade dessas árvores e os apicultores terão o pólen, produto de alto valor comercial”, explica o gerente do escritório do Sebrae no município de Parnaíba, Élcio de Lima Nunes. A capacitação começou nesta terça-feira (6) e segue até quinta-feira (8).

Segundo o consultor do Sebrae no Piauí, Paulo Alexandre Cruz Carvalho, essa parceria entre os apicultores e os produtores de frutas do Ditalpi só é possível porque o cultivo naquela área é orgânico. “Nos Tabuleiros Litorâneos, a produção de frutas é, em sua maioria, feita sem agrotóxicos ou outros produtos que possam causar danos aos insetos polinizadores”, explica.

“Esses apicultores terão grandes ganhos com a produção de pólen, já que o produto tem grande aceitação no mercado. O pólen possui a maioria dos aminoácidos essenciais ao metabolismo humano e é utilizado na profilaxia de doenças da próstata”, finaliza o consultor do Sebrae.

Fonte:. Agência Sebrae de Notícias Piauí

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.