Orgânicos ganham força na alimentação dos dinamarqueses
Na Dinamarca, uma nova pesquisa apontou que as vendas de alimentos orgânicos em restaurantes, cantinas e outros estabelecimentos de alimentação, duplicaram nos últimos três anos.
A venda de orgânicos em estabelecimentos de alimentação no país movimentou cerca de 134 milhões de euros, enquanto as vendas globais duplicaram, de 61,1 milhões em 2009 para 123 milhões de euros em 2012. A pesquisa contou com os últimos relatórios das 15 maiores empresas que prestam serviços de alimentação na Dinamarca, organizações como a Organic Denmark e de produtores orgânicos, além de empresários e consumidores.
A pesquisa apontou que os alimentos orgânicos são mais populares em cantinas e instituições públicas. Assim sendo, a venda de orgânicos no setor de serviços de alimentação se apresenta da seguinte forma:
32% cantinas
33% instituições públicas
16% restaurantes e hotéis
20% outros
“O crescimento das vendas de orgânicos em estabelecimentos de alimentação significa um passo importante para uma maior sustentabilidade no setor. O aumento no número de cantinas, restaurantes e instituições que oferecem alimentos orgânicos ajuda o fortalecimento desse movimento global que acontece na Dinamarca, com efeitos positivos sobre a sociedade”, diz Rikke Thorøe Grønning, coordenadora de food service da Organic Denmark.
Ela acrescenta: “Temos notado um crescimento global de orgânicos em cozinhas públicas e privadas. Mais e mais empresas privadas querem se tornar sustentáveis. Por isso eles procuram criar uma imagem verde através da implementação de produtos orgânicos em suas cantinas. Cozinhas de instituições públicas também estão cada vez mais orgânicas, e esperamos que esta tendência cresça ainda mais, considerando que o governo dinamarquês planeja transformar 60 por cento de todas as cozinhas públicas em cozinhas orgânicas até 2020.
Fonte: Oneco.biofach.de
Traduzido por OrganicsNet
Leia mais
Novo Citrus disponibiliza informação nutricional dos seus produtos
Na Grécia, crise parece não afetar o mercado orgânico
Comissão Europeia: consulta pública sobre produção orgânica
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER