Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

OrganicsNet participa 7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica

26 de julho de 2011

Sylvia Wachsner, coordenadora do OrganicsNet, falou sobre as oportunidade e desafios presentes na atividade orgânica brasileira.

O segundo dia do 7º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável começou antes mesmo da abertura dos portões da Bio Brazil Fair para o público.

A coordenadora do OrganicsNet, da Sociedade Nacional de Agricultura, a entidade agrícola mais antiga do País, apresentou um panorama da produção agrícola em países vizinhos, caso do Peru, por exemplo, maior exportador mundial de café, banana e cacau orgânicos – posto que, segundo ela, deve ser almejado pelo Brasil.

Sylvia lamento a falta de estatísticas confiáveis sobre o setor no País. O último Censo Agrícola do IBGE data de 2006 – antes, portanto, da regulamentação do setor – dá conta que apenas 1,8% dos estabelecimentos agrícolas eram orgânicos.

Um dado concreto é o do número de produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura: 13,2 mil até o momento. A executiva destacou a importância do atual marco regulatório brasileiro, que passou a vigorar em janeiro deste ano.

A partir dele, os produtos orgânicos passaram a estampar obrigatoriamente um selo de autenticidade. Este selo é dado por uma das quatro certificadoras cadastradas pelo governo, pelas três Sociedades Participativas de Garantia (SPG) ou por meio de auditoria. Outro método é o controle social, exercido por meio da confiança entre produtor e consumidor numa relação de venda direta.

Por fim, Sylvia falou sobre o Organics Net, projeto da Sociedade Nacional de Agricultura, criado em 2006 com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, com objetivo de unir produtores orgânicos e prover maior acesso ao mercado, divulgar as marcas e participar de eventos, entre outros.

Este último caso é comprovado pela participação da Organics Net na Bio Brazil Fair num estande coletivo com exposição de produtos e marcas dos participantes da rede.

Veja apresentação realizada: SNA OrganisNet BioBrazil oport e desafios

fonte: Bio Brazil Fair


Fonte:

Primeira Página

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.