Poderia o conceito “orgânico” acomodar a Aquicultura?
A Aquicultura biológica é um setor em rápido desenvolvimento. Vários países já possuem regulamentos específicos para está prática e outros estão a desenvolvê-los.
Pode o conceito “orgânico” realmente acomodar a aquicultura, e em caso afirmativo, em que escala?
Por exemplo, muitas espécies atualmente levantadas em sistemas de aquicultura orgânica são carnívoras e se alimentam de restos de chamadas “pesca sustentável”, ou seja, de alimentação que não possui certificado orgânico e que podem impactar negativamente populações de peixes selvagens e ecossistemas. Seria o orgânico o melhor conceito para descrever esse tipo de sistema?
Por este e outros questionamentos, a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), entidade que determina os delineamentos básicos para determinados sistemas produtivos, e possui como missão unir e ajudar o movimento orgânico em sua diversidade total, desde o dia 02 de maio mantém aberta uma consulta pública em seu site para a definição dos orgânicos dentro do sistema da aquicultura. A consulta terminará em 02 julho de 2014.
Comentários devem ser enviados para ogs@ifoam.org. O resultado da consulta servirá para orientar o Comitê da Federação na elaboração da próxima versão do padrão IFOAM.
Clique aqui para acessar o portal da IFOAM e preencher o formulário de pesquisa para ajudar a Federação em questões fundamentais para o mundo dos orgânicos.
LEIA MAIS
UE propõe mudanças quanto às importações de Orgânicos
Logotipo orgânico é obrigatório na União Europeia