Poloneses também consomem orgânicos
Especialistas afirmam que o mercado orgânico da Polônia cresceu recentemente uns 20-25% anuais. A maior cadeia de alimentos orgânicos e saúde alimentar, Organic Farma Zdrowy, indicou um incremento de vendas de 8,5% no primeiro semestre de 2013, alçando 4,8 milhões de euros e a indústria Symbio, um crescimento de 22%, no primeiro trimestre. Apesar dessa tendência, a participação dos produtos orgânicos, nas vendas do mercado de alimentos ainda é de 0,3%.
Varsóvia, capital da Polónia, muitas vezes vista como o centro de um estilo de vida cosmopolita e ruas movimentadas, está se tornando cada vez mais fácil comprar alimentos orgânicos nas lojas especializadas, supermercados ou recebe-los em casa ou diretamente do produtor.
Há 70 lojas de produtos orgânicos na cidade e cerca de 30 em seus arredores. “Você também pode encontrar alimentos orgânicos em cerca de 150 supermercados ” , diz Sylwester Struzyna , presidente da BioPlaneta, o maior atacadista de alimentos orgânicos polonês. “Cada produtor e distribuidor de produtos orgânicos quer estar presente em Varsóvia”, acrescenta Tomasz Czubachowski de Biohurt , “o mercado de produtos orgânicos em Varsóvia é muito maior do que em outras grandes cidades polonesas”.
Um desafio, para os proprietários de lojas menores, é a crescente concorrência devido à maior disponibilidade de produtos orgânicos em supermercados e lojas tradicionais outro, muitas vezes a falta de marketing, um know-how importante.
Feiras de agricultores
Um dos fenômenos mais interessantes ligados ao desenvolvimento do mercado de produtos orgânicos e o renascimento dos mercados que oferecem comida orgânica ou local, atendidos principalmente pelos produtores.
Entregas em domicílio
Comprar alimentos orgânicos on-line não é mais uma raridade. Em Varsóvia, entrega em domicílio é oferecido por lojas de produtos orgânicos tradicionais , bem como supermercados orgânicos. De acordo com especialistas, pelo menos um produto orgânico está presente em aproximadamente 50% das cestas dos consumidores. Tal como acontece com nas lojas de produtos orgânicos , supermercados ou nas feiras de agricultores, as frutas e legumes são os mais procurados.
Fonte: BIOFACH
Veja a notícia completa: BioFach
Leia mais
Holanda: orgânicos retornam à taxa de crescimento de dois dígitos
Califórnia pode proibir sementes geneticamente modificadas
10 razões para consumir orgânicos