Produção Orgânica em Santa Catarina: Epagri
A pesquisa publicada pela Epagri “Produção Orgânica de Santa Catarina” visa a atualizar um conjunto de informações referentes à Agricultura Orgânica e à Agroecologia no território Catarinense.
As constantes transformações no mercado de alimentos e no sistema agroalimentar catarinense têm evidenciado a necessidade de novas alternativas e sistemas produtivos, a exemplo da produção orgânica e a agroecológica. Apesar da importância crescente desta atividade para consumidores e agricultores familiares do Estado de Santa Catarina, a política pública ainda é incipiente na atenção a esse segmento.
Ao todo foram entrevistados 603 agricultores orgânicos sobre aspectos ligados ao agricultor, à produção, certificação e comercialização. Espera-se com este estudo contribuir com a formulação de políticas públicas e estratégias de intervenção mais adequadas por parte do Estado Catarinense.
O documento aponta ainda a agricultura orgânica como uma estratégia perfeitamente adequada às condições socioeconômicas, edafoclimáticas, produtivas e mercadológicas do Estado e pode ser uma alternativa de renda para parte significativa dos agricultores familiares catarinenses.
Mais informações podem ser obtidas dos pesquisadores: Paulo Ceser Zoldan (pzoldan@gmail.com ); Luiz Carlos Mior (miorlc@epagri.sc.gov.br ) e/ou Paulo Tagliari (ptagliari@epagri.sc.gov.br)
Clique na imagem abaixo e veja o documento na íntegra:
Fonte: Epagri Santa Catarina