Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Programa de Aquisição de Alimentos abre chamada pública

22 de dezembro de 2014
Café orgânico
Café orgânico

  Agricultores familiares que produzem café e chá agroecológicos ou orgânicos poderão vender os produtos para o governo federal por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os interessados têm até o próximo dia cinco de janeiro de 2015 para encaminhar a proposta ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

  Podem participar da chamada pública cooperativas ou associações de agricultores familiares. Cada agricultor familiar poderá vender até R$ 20 mil em mercadorias por Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) civil, por ano. Serão adquiridos produtos como pó de café agroecológico ou orgânico e chás em sachê agroecológico ou orgânico de capim limão, hortelã, erva cidreira e frutas.

  Serão adquiridos 680 quilos de café para atender à demanda de consumo do produto no edifício sede do MDS, em Brasília, durante quatro meses. O café agroecológico ou orgânico deve ser 100% Conilon e/ou Arábica.

  O produto deverá conter selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica ou comprovante de cadastro junto ao órgão fiscalizador. Já o chá agroecológico ou orgânico deve estar em sachês com capacidade mínima de 20 gramas e volume máximo de 50 gramas, selados e identificados.

Programa de Aquisição de Alimentos

  O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possibilita aos agricultores familiares a venda de seus produtos para o governo federal, garantindo renda às famílias.

  Tem como propósito promover o acesso à alimentação adequada e saudável, a inclusão econômica da agricultura familiar, o fomento à produção com sustentabilidade, bem como a valorização da biodiversidade e da produção orgânica e agroecológica de alimentos, principalmente por meio de compras locais.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.