Que significa a presença do Walmart no mercado orgânico?

Walmart anunciou que vai relançar a marca histórica, Wild Oats, prometendo comercializar os alimentos orgânicos, assim embalados, num preço 25% a menos dos concorrentes orgânicos. Que significa para o movimento orgânico a presença do Walmart, um dos maiores varejistas do mundo perguntou o Instituto Rodale a dois espertos norte-americanos.
Para os consumidores contar com mais opções de adquirir alimentos orgânicos, a um preço mais barato não é uma coisa ruim. Pelo outro lado, a indústria orgânica parece estar levando o anúncio do grande varejista com otimismo cauteloso. Mas há também uma grande quantidade de potenciais questionamentos: existe fornecimento suficiente de ingredientes orgânicos para uma cadeia de 3.800 lojas? Será que as fazendas orgânicas podem manter seus níveis orgânicos e se comprometer atender a demanda ?
Rondale entrevistou Mark Kastel, co-diretor e analista sênior de política agrícola no Instituto Cornucópia, um grupo cujo objetivo é manter a integridade do movimento orgânico, e Todd J. Kluger, vice- presidente de marketing da Lundberg Family Farms, uma das mais antigas marcas orgânicas dos EUA.
Você acha que o movimento de Walmart é uma coisa boa ou ruim?
Mark Kastel: Se Walmart utiliza seu talento logístico para movimentar os alimentos orgânicos, provavelmente é uma coisa boa. O varejista irá fornecer muito mais disponibilidade para os consumidores. Walmart é a maior rede de supermercados em os EUA, e poderia aumentar a demanda, o que é uma coisa boa para o sector da agricultura orgânica.
MK: As pessoas afirmam, há anos, que existe escassez de ingredientes orgânicos, mas nós só temos visto com ovos e laticínios. Há uma infinidade de razões para isso, uma delas é a falta de incentivos para que os agricultores familiares que viram corroer suas margens de lucro. A escala do Walmart, poderia impactar no mercado, mas isso pode significar preços mais altos para os agricultores e consumidores.
TK : Temos experimentado a escassez, principalmente de ingredientes como chipotle e tomate em pó, utilizados em nossas refeições de arroz pronto-para-comer, assim como de produtos lácteos em pó. Simplesmente não há demanda suficiente. Wild Oats e Walmart terão que criar a cadeia de fornecimento de ingredientes. Isso vai mostrar que há demanda .
Existe alguma preocupação de que a marca Wild Oats possa minar o sucesso de marcas orgânicas estabelecidas ?
MK : Eu já disse há muito tempo que ” private-label e orgânicos ” é contraditório. A própria natureza de uma marca de private label como Wild Oats, que não é fabricante, é a de manter segredo sobre o fornecimento. Eles realmente não desejam que os clientes saibam quem produz os alimentos e qual e sua procedência. Eles não estão interessados em desenvolver a lealdade aos fornecedores. A natureza dos consumidores orgânicos é a de querer saber de onde vem a nossa comida, como ela é produzida, e qual é a história por trás do rótulo. Isso não vai ser possível com qualquer rótulo privado.
fonte: Rodale Institute.
Leia a matéria completa, em inglês: Rodale News