Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Que significa a presença do Walmart no mercado orgânico?

17 de abril de 2014
foto: The Cornucopia Institute
foto: Rodale News

 

Walmart anunciou que vai relançar a marca histórica, Wild Oats, prometendo comercializar os alimentos orgânicos, assim embalados,  num preço 25% a  menos dos concorrentes orgânicos. Que significa para o movimento orgânico a presença do Walmart, um dos maiores varejistas do mundo perguntou o Instituto Rodale a dois espertos norte-americanos.

Para os consumidores contar com mais opções de adquirir  alimentos orgânicos, a um preço mais barato não é uma coisa ruim. Pelo outro lado, a indústria orgânica parece estar levando o anúncio do grande varejista com otimismo cauteloso. Mas há também uma grande quantidade de potenciais questionamentos:  existe fornecimento suficiente de ingredientes orgânicos  para uma cadeia de 3.800 lojas?  Será que as fazendas orgânicas podem manter seus níveis orgânicos e se comprometer  atender a demanda ?

Rondale entrevistou Mark Kastel, co-diretor e analista sênior de política agrícola no Instituto Cornucópia, um grupo cujo objetivo é manter a integridade do movimento orgânico, e Todd J. Kluger, vice- presidente de marketing da Lundberg Family Farms, uma das mais antigas marcas orgânicas  dos EUA.

Você acha que o movimento de Walmart é uma coisa boa ou ruim?

Mark Kastel: Se Walmart utiliza seu talento logístico para movimentar os alimentos orgânicos, provavelmente é uma coisa boa. O varejista irá fornecer muito mais disponibilidade para os consumidores. Walmart é a maior rede de supermercados em os EUA, e  poderia aumentar a demanda, o que é uma coisa boa para o sector da agricultura orgânica.

MK:  As pessoas  afirmam, há anos, que existe escassez de ingredientes orgânicos, mas nós só temos visto com ovos e laticínios. Há uma infinidade de razões para isso, uma delas é a falta de incentivos para que os agricultores familiares que viram corroer suas margens de lucro. A escala do Walmart,  poderia  impactar  no mercado,  mas isso pode significar preços mais altos para os agricultores e consumidores.

TK : Temos experimentado a escassez, principalmente de ingredientes como chipotle  e tomate em pó, utilizados em  nossas refeições de arroz pronto-para-comer, assim como de produtos lácteos em pó.  Simplesmente não há demanda suficiente. Wild Oats e Walmart terão que criar a cadeia de fornecimento de ingredientes. Isso vai mostrar que há demanda .

Existe alguma preocupação de que a marca Wild Oats possa minar o sucesso de marcas orgânicas estabelecidas ?

MK : Eu já disse há muito tempo que ” private-label e orgânicos ” é  contraditório.  A própria natureza de uma marca de private label como Wild Oats, que não é  fabricante, é a de manter segredo sobre o fornecimento. Eles realmente não desejam que os clientes saibam quem produz  os alimentos e qual e sua procedência. Eles não estão interessados em  desenvolver a lealdade aos fornecedores. A natureza dos consumidores orgânicos é a de querer saber de onde vem a nossa comida, como ela é produzida, e qual é a história por trás do rótulo.  Isso não vai ser possível com qualquer rótulo privado.

fonte: Rodale Institute.

Leia a matéria completa, em inglês: Rodale News

 

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