Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Responsabilidade socioambiental das empresas no varejo e comércio justo

1 de abril de 2011

Pesquisa realizada pelo economista Christian Travassos  mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ

A necessidade de minorar problemas relacionados à exclusão social e à degradação ambiental, bem como de dar visibilidade às iniciativas empresariais nesse sentido, tem estimulado a oferta de produtos e serviços associados a processos mais inclusivos e menos predatórios. O processo ocorre também no caso do varejo brasileiro, em alguns casos sintonizado ao movimento do comércio justo (fair trade).

Pela importância de se debater caminhos para a viabilidade e sustentabilidade de estratégias nesse sentido no estudo em anexo, Christian Travassos pesquisou elementos que possam incentivar ou dificultar a implementação de estratégias de responsabilidade socioambiental das empresas articuladas ao comércio justo.

O trabalho foi realizado com fornecedores do programa Caras do Brasil, pelo qual o Grupo Pão de Açúcar comercializa produtos apoiados em princípios sociais e ambientais. O autor analisa em que medida uma iniciativa nessa linha pode contribuir para o acesso de produtores de setores populares da economia ao mainstream do mercado consumidor.

fonte: Vida Sustentável

fonte: Christian Travassos

Veja o estudo: Christian Travassos_Dissertacao_2010

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