Responsabilidade socioambiental das empresas no varejo e comércio justo
Pesquisa realizada pelo economista Christian Travassos mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ
A necessidade de minorar problemas relacionados à exclusão social e à degradação ambiental, bem como de dar visibilidade às iniciativas empresariais nesse sentido, tem estimulado a oferta de produtos e serviços associados a processos mais inclusivos e menos predatórios. O processo ocorre também no caso do varejo brasileiro, em alguns casos sintonizado ao movimento do comércio justo (fair trade).
Pela importância de se debater caminhos para a viabilidade e sustentabilidade de estratégias nesse sentido no estudo em anexo, Christian Travassos pesquisou elementos que possam incentivar ou dificultar a implementação de estratégias de responsabilidade socioambiental das empresas articuladas ao comércio justo.
O trabalho foi realizado com fornecedores do programa Caras do Brasil, pelo qual o Grupo Pão de Açúcar comercializa produtos apoiados em princípios sociais e ambientais. O autor analisa em que medida uma iniciativa nessa linha pode contribuir para o acesso de produtores de setores populares da economia ao mainstream do mercado consumidor.
fonte: Vida Sustentável
fonte: Christian Travassos
Veja o estudo: Christian Travassos_Dissertacao_2010