Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Resultado da pré-seleção do talentos do Brasil rural é divulgado

10 de dezembro de 2010

Foi divulgado no dia 30 de novembro, o resultado da pré-seleção de empreendimentos participantes do Talentos do Brasil Rural.

Para acessar o resultado, acesse:

http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas//div.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), investe R$ 3 milhões na iniciativa. O MDA pré-selecionou 99 empreendimentos que compreendem cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, como extrativistas, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Os pré-selecionados ainda passarão por uma fase de habilitação documental. A relação dos habilitados será divulgada no dia 20 de janeiro de 2011.

O objetivo do projeto é classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das cinco regiões brasileiras que trabalham com cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas, para ofertarem artigos diferenciados nos estabelecimentos que serão frequentados por turistas durante a Copa de 2014, de forma a agregar valor à oferta turística brasileira e inserir seus produtos neste mercado.

Na área de alimentos e bebidas, os empreendimentos pré-selecionados trabalham com produtos como mel, babaçu, castanha de caju, castanha do brasil, baru, pequi, guaraná, pinhão, erva mate, queijos, leite, cachaça, vinhos, variados tipos de geléias, sucos e polpas da biodiversidade brasileira.

Na área de decorativos e utilitários foram selecionados empreendimentos que trabalham com matérias-primas como buriti, sisal, taboa, carnaúba, capim dourado, indaiá, cipó, fibra de bananeira, restos florestais, entre outros.

Nos cosméticos, os empreendimentos produzem sabonetes, shampoos, condicionadores e cremes de matérias da sociobiodiversidade tais como babaçu, gueroba, castanha do brasil, andiroba, copaíba, cumaru, pau rosa, mel, entre outros.

O MDA e a SAF conta com a parceria dos ministérios do Turismo (Mtur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nacional e do Rio Grande do Sul e da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

Fonte: http://www.sonoticias.com.br

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.