Pesquisa revela que alimentos orgânicos possuem mais antioxidantes
O resultado mostrou que os orgânicos tiveram concentração maior de 19% a 69% de antioxidantes e 48% menor de cádmio, metal que produz efeitos tóxicos. Já os vegetais não-orgânicos por exemplo, tiveram quatro vezes mais chances de possuirem resíduos de pesticidas. Além disso, o consumo de alimentos orgânicos como vegetais, cereais e frutas representa uma ou duas porções a mais do que as de produtos não-orgânicos, no que se refere à presença de antioxidantes.
Os antioxidantes são importantes por serem responsáveis pela redução de riscos de doenças crônicas como cardiovasculares e neurodegenerativas, e até mesmo alguns tipos de doenças cancerígenas.
Segundo o responsável pelo estudo, Carlo Leifert, a pesquisa “constitui uma importante contribuição às informações disponíveis atualmente para os consumidores, que até agora eram confusas e, em muitos casos, conflitantes”.
Dados de 2013 do governo federal revelam que o número de produtores orgânicos individuais no Brasil ultrapassa os 6,7 mil. A maior concentração de produtores encontra-se no Nordeste, com cerca de 3 mil e 3,1 mil unidades cadastradas, seguido pelo Sul, com 1,9 mil produtores e 3,1 mil unidades. Segundo o Projeto Organics Brasil, depois de apresentar crescimento de 22% em 2013, o mercado de produtos orgânicos deve crescer cerca de 35% ainda este ano.
Fonte: Portal de Paulínia