Se recuperam vendas mundiais de alimentos orgânicos
O mercado mundial de alimentos orgânicos e bebidas está se recuperando da crise financeira. Após vários anos de crescimento de dois dígitos, em 2009, o mercado cresceu apenas 5%. Um dos principais motores do crescimento do mercado em todas as regiões geográficas foi o incremento da distribuição nos principais supermercados.
O mercado europeu para os alimentos e bebidas foi o mais afetado pela crise financeira. Com o declínio do poder do consumidor o mercado do Reino Unido foi o mais afetado. O mercado alemão, o maior da Europa, também não cresceu em 2009. Em contrapartida, os mercados de produtos orgânicos em alguns países – incluindo França e Suécia – tiveram uma expansão de mais de 15%.
O mercado norteamericano continua a mostrar um crescimento saudável e já superou o mercado europeu, para se tornar a maior do mundo. América Latina se tornou um importante fornecedor de frutas, legumes, carnes, sementes, nozes e ingredientes orgânicos.
A categoria de produtos frescos como maçãs, laranjas, cenouras e as batatas são pontos de entrada típico dos consumidores que compram produtos e procuram alimentos saudáveis e nutritivos. Os produtos lácteos e as bebidas são as próximos categorias mais importantes de alimentos orgânicos.
A 3 ª edição do relatório Global Organic Food & Drink do Organic Monitor apresenta uma análise detalhada do mercado de produtos orgânicos em cada região e contem informações sobre o tamanho dos mercados, legislação e normas, vendas e canais de distribuição, comportamento do consumidor, assim como oportunidades de negócios.
fonte: Organic Monitor