Tecnologia a favor do consumidor
Aplicações de tecnologia móvel para substituir rótulos ecológicos?
Atualmente no mercado, alguns produtos aderiram ao QR Code (Quick Response, em português: Resposta Rápida), uma tecnologia que permite codificar certa quantidade de informação. Pode ser acessada, também, através de dispositivos móveis, como o celular. Essa tecnologia ajuda o consumidor a verificar informações que não estão vinculadas diretamente na embalagem de forma rápida e prática.
O QR Code está em todo lugar, sobretudo nos alimentos, cosméticos, produtos de limpeza doméstica, produtos têxteis, móveis e até brinquedos. Vantagem para o consumidor que pode acessar mais informação durante a compra ou até mesmo durante o consumo, não se limitando à informação da embalagem. Basta ter um celular que tire foto e aplicativo de leitura devidamente instalado.
A tecnologia QR permitiu que o consumidor que visa adquirir produtos sustentáveis possa obter detalhes sobre, por exemplo, o impacto ambiental, social, econômico, dentre outras informações do produto ou empresa. O dispositivo permite que o fornecedor/produtor insira quantidade a mais de informação que ajude o consumidor esclarecer eventuais dúvidas.
Nos EUA, existe o aplicativo Good Guide, que permite verificar informações de cerca de 100 mil produtos/empresas. Quando instalado no celular, é possível traçar parâmetros relacionados ao meio ambiente, à saúde e economia, etc., por meio do tradicional código de barras.
O consumidor pode fazer comparações, como por exemplo, dos valores nutricionais de uma marca em relação à outra. Ou conferir a classificação do alimento segundo o banco de dados do próprio Good Guide, no qual toda a classificação é dada por inúmeros critérios, que também pode ser acessada através do site do aplicativo.
Tecnologias desse tipo crescem em todo o mundo, pois a cada dia, consumidores tornam-se mais experientes em informação e exigem transparência das empresas/produtores. Principalmente, consumidores que fazem consumo responsável. Devido à grande quantidade de mensagens o rótulo é capaz ocasionar confusão ou do contrário pode conter pouca informação não esclarecendo algumas dúvidas do consumidor.
Esse tipo tecnologia será um dos temas debatidos pela Summit Foods Sustainable, que ocorrerá nos dias 18 e 17 de janeiro em São Francisco.
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Fonte.: Organic-Market.Info