Vende-se NORA, restaurante orgânico pioneiro

Anterior à moda do campo à mesa e a couve sustentável, em Washington, nos Estados Unidos, o restaurante Nora foi o primeiro a ser certificado como orgânico.
Autodidata, a chef austríaca, Nora Pouillon, espalhou o evangelho das compras locais, dos caminhos curtos, da comida orgânica, inspirando uma geração de chefs a comprar, seus ingredientes de alta qualidade, diretamente dos produtores e nas feiras. Depois de 37 anos ela pretende vender o restaurante, o edifício, e se aposentar.
“Eu tenho que aceitar o fato de que estou ficando velha demais”, disse Nora, que completará 73 anos. “No início foi para mim um choque pensar que o restaurante, depois de todos esses anos, não continuará. Você sempre espera que alguém continue com o seu nome”. Seus quatro filhos não queriam o restaurante e em breve chega mais um neto. “Eu realmente nunca tive tempo para ser uma avó”.
Nora continua à procura de um comprador que vai continuar seu legado.
“Isso seria o ideal – alguém que continue sob seu nome, mas com a mesma filosofia”, disse ela. Ou, alguém que continue, pelo menos, com o local, e, talvez, mantenha o aspecto saudável.”
Ela acredita, porém, que a certificação orgânica do restaurante poderia acabar. Há apenas um punhado de tais restaurantes porque as exigências são extremamente onerosas. Toda a comida que entra na cozinha do Nora deve ser certificada orgânica, o que se reflete nos preços do menu. Mesmo as toalhas de mesa são lavadas em sabão biodegradável isento de cloro.
“Eu percebi que é muito difícil ser certificada orgânica e não acho que encontraria alguém que iria fazê-lo “, disse ela. “Você tem que ser um pouco louco.”
A jovem Nora, casada com um jornalista francês, mudou-se para Washington na década de 1960 e ante o pesadelo culinário encontrado e horrorizada pela insalubre comida americana, aprendeu a cozinhar, e a ensinar aos outros. Comprou uma antiga mercearia e abriu Restaurante Nora em 1979.
Levou dois anos para desenvolver os padrões para um restaurante orgânico e, em 1999, foi o primeiro dos Estados Unidos a receber a certificação orgânica. Mais de 95% de todos os ingredientes que são utilizados na comida são certificados como orgânicos.
Leia a matéria completa, fonte: http://livingmaxwell.sharedby.co/share/2hsq6r
24.10.2016