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Unilever amplia aposta em negócios sustentáveis

11 de fevereiro de 2019

 

The Laudress, foto site da empresa

Poucas áreas de negócios cresceram tanto nos últimos anos, e conquistaram uma legião tão grande de adeptos, quanto a de produtos naturais. A onda do saudável e do orgânico chegou a todas as atividades econômicas, transformando por completo hábitos de consumo e obrigando as empresas a se adaptarem aos novos tempos.

No setor de alimentos, as pessoas estão preferindo itens frescos, feitos em casa ou sob encomenda, do que comida industrial processada. Não à toa, gigantes como McDonald’s e Burger King têm incluído no cardápio alimentos que seguem essa tendência. No segmento de bebidas, o cenário é parecido. Os refrigerantes têm sofrido cada vez mais rejeição, e sucos naturais e até água já representam uma ameaça importante. Entre as cervejas, as marcas artesanais agora têm feito o papel do saudável e do novo, com o argumento de que usam menos produtos químicos na produção das bebidas.

Até as fabricantes de bens de consumo entraram na onda. A Unilever, maior empresa desse ramo no mundo, acaba de comprar a The Laundress, uma marca de produtos de limpeza premium, com insumos naturais, em mais um movimento de uma gigante global em direção a produtos saudáveis e ecologicamente amigáveis.

The Laundress, fundada por ex-executivas da Chanel e da Ralph Lauren, conta com uma butique, em Nova York, que mais se assemelha a uma loja de cosméticos.  Com embalagens de design “clean”, a The Laundress também  vende pelo comercio eletrônico e conta com um serviço de assinatura mensal dos produtos.

O faturamento ainda é pequeno, cerca de USD12 milhões por ano,  segundo estimativas feitas pelo mercado, mas que  vem crescendo a taxas de dois dígitos desde 2010. O valor que a Unilever pagou pela The Laundress, porém, não foi revelado.

“Com seu crescimento acelerado nos Estados Unidos e na China, principalmente entre a geração millennial, a The Laundress é um forte complemento ao nosso portfólio de marcas líderes de limpeza”, afirmou por meio de comunicado o executivo Kees Kruythoff, presidente do negócio de home care da Unilever.

Com a boa aceitação do mercado, a empresa  conta com um extenso portfólio de 85 itens, que vão desde o detergente – o carro-chefe e principal gerador de receitas da empresa – até um spray para tecidos. Na loja física, os produtos são separados de acordo com o tecido a que se destinam, da lã e cashmere ao jeans, passando por roupas de bebê, um diferencial que, segundo afirma a empresa, não é encontrado em nenhuma outra concorrente.

De acordo com a Unilever, a marca continuará sendo administrada pelas fundadoras como um negócio independente.

O esforço da Unilever para balancear seu portfólio não vem de hoje e não está restrito ao setor de limpeza. Nos últimos anos, a companhia tem feito diversas aquisições de marcas de produtos sustentáveis e naturais. Há cerca de seis meses, comprou a italiana Equilibra, especializada no setor de higiene e beleza. No final de 2017, foi a vez da brasileira Mãe Terra, que produz alimentos saudáveis.

Fonte: Estado de Minas Gerais, leia a noticia completa.

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