Rede comunitária para acesso ao mercado pelos produtores orgânicos

Estudo sobre o ketchup feito de tomate orgânico e convencional

20 de dezembro de 2011

Estudo realizado pela Universidade de Barcelona revelou que ketchup feito de tomates cultivados organicamente contém níveis mais elevados de polifenóis do que ketchup feito com tomates convencionais. Foram realizadas análises bioquímicas e metabólicas de uma determinada marca comum no mercado.

De acordo com o estudo, o sistema agrícola convencional, que usa de agentes químicos durante o cultivo, afeta os níveis de compostos bioativos e outros compostos metabólicos encontrados no ketchup.

A principal autora do estudo, a cientista Anna Vallverdú-Queralt, explica que outros estudos já haviam realizado análise das alterações metabólicas causadas por mutações. Mas, quando aplicada a mesma técnica em sua pesquisa, identificou que havia diferença na quantidade de polifenóis entre os dois tipos de tomates.

Foram identificados também, maior concetração de flavonóis, flavanonas e ácidos fenólicos compostos biomoleculares com propriedades antioxidantes, capazes retardar o envelhecimento das células e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças.

Mais informações, acesse o site da Universitat de Barcelona.

Fonte: Universitat de Barcelona
tradução: Thaís Vinhas

Tags:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.